domingo, 11 de agosto de 2013

Sementes de Chia



                                  SEMENTES DE  CHIA 

 


Se a chia é novidade para si , saiba que já féz parte da alimentação de outros povos há muito tempo. As sementes ovais e pequenas de cor preta, marrom escura, branca ou cinza eram a base da alimentação de povos andinos. Plantada desde 2.600 a.C, a chia foi muito consumida por maias e astecas para potencializar a resistência física e servida como oferenda para os deuses. Após a extinção do cultivo, o grão foi redescoberto na década de 90 por pesquisadores argentinos e americanos. Originária do México, Argentina, Bolívia, Guatemala, Peru e Colômbia, hoje ganha espaço e pode ser encontrada em  redor do mundo. Uma curiosidade é que, na língua maia, chia significa Força e com certeza esta  semente milenar vai conseguir dar uma forcinha para a sua saúde .

 Nutrição em grãos

 A chia dispõe de uma grande quantidade de ômega 3, além de proteínas de  alto valor biológico, fibras e antioxidantes. Possui ação anti-inflamatória e grande capacidade de absorção de glicose”, relata a nutricionista Carolina Chica, da Unidade de Doenças Cardiovasculares da Pontifícia Universidade Católica do Chile. Também conhecida como sálvia hispânica, a chia vem sendo associada a diversos benefícios. Estudo publicado no periódico científico British Journal of Nutrition demonstrou a colaboração do grão para normalizar a resistência à insulina e a melhora do perfil lipídico e da adiposidade visceral, situações que podem levar à obesidade e ao diabetes. A explicação da vantagem para os diabéticos é o baixo índice glicêmico do grão que evita picos de insulina no sangue, que podem gerar hiper ou hipoglicemia. Ferro, fósforo, selênio, potássio e magnésio são alguns dos minerais encontrados na composição da semente, sem falar na dose generosa de cálcio, que previne a osteoporose.

Gorduras amigas

 Um dos benefícios e diferenciais da chia é ser fonte de ômega 3 e 6, e o melhor: apresentar um balanço adequado entre esses dois ácidos graxos essenciais. Especialistas reforçam que para atuarem de maneira ideal no organismo essas gorduras poli-insaturadas devem manter uma proporção 1:5 de ômega 3 e 6. Tal equilíbrio favorece a regulação da imunidade, da atividade cerebral e do combate de processos inflamatórios. Além disso, a chamada “gordura do bem”, ômega 3, é famosa por proteger o coração, pois reduz o colesterol ruim (LDL) no sangue e aumenta o colesterol bom (HDL), promovendo uma limpeza dos vasos. A memória e a concentração mais eficaz é um  outro bônus do nutriente, uma vez que é encontrado na bainha de mielina: estrutura dos neurônios que acelera a velocidade da transmissão de informações. A ação anticâncerismo  também merece destaque, com o ômega 3 prevenindo e controlando o desenvolvimento de tumores, como o de mama.



Vitaminas, minerais e propriedades

Os principais componentes da semente de Chia são:
    Ômega 3: A semente da chia é uma das mais ricas fontes conhecidas, tanto animal quanto vegetal. Possui teor muito maior do que o encontrado na linhaça e no salmão.
    Cálcio: cinco vezes a concentração do mineral encontrada no leite de vaca. Foi recentemente descoberto, que ele também ajuda a queimar gordura no organismo.
    Magnésio: possui duas vezes mais do que em castanhas e nozes .
    Manganês e fósforo: três vezes mais do que no espinafre.
    Proteínas:  É uma fonte de proteína completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais que o homem precisa.
    Fibras: a alta concentração de fibras alimentares faz da chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão. São também extremamente rica em vitaminas e minerais, sendo uma das fontes vegetais mais ricas que se tem conhecimento até hoje.
    Antioxidantes: a presença do flavonoide kaempferol e, em menor quantidade, os ácidos cafeico e clorogênico presentes provêm à chia três vezes mais antioxidantes que as famosas uvas-do-monte.


Análise nutricional (100g):

    Energia: 2471 KJ / 595 Kcal;
    Proteínas: 16g;
    Carboidratos: 44g;
    Lípidos: 31g.
A semente de chia, quando utilizada de maneira integral, pode ter diversos usos na cozinha. Ela é capaz de agir quase como emulsificante, torna líquidos mais próximos de um gel e dá “liga” a massas.
A chia tem o poder de absorver 12 vezes o próprio peso em água. Receitas que podem incluir a semente de chia são pudins, pães, tortas, quiches, mousses, cremes, patês, risotos, farofa, saladas de frutas, sucos e vitaminas.
 

Sem comentários: